Em meados de 2005, surge em Marabá um esporte com nome de “Muaythai”, ainda que de forma torpe e totalmente desconexa com as técnicas e tradições de seu país de origem, a Tailândia.

lbmtt embaixada tailandesa

Com o passar do tempo, foi reunindo muitos adeptos na cidade, porém, apenas com o intuito de promover pancadarias desnecessárias e exercícios inventados, tais como “calejamento” de partes do corpo, circuitos funcionais equivocados e chutes e socos provenientes do Kickboxing e do Boxe. Em meio a esse cenário, através do apoio da Liga Brasileira de Muaythai Tradicional, em janeiro de 2012, surge em Marabá, a Família Chang de Muaythai Tradicional.

Seminario DeawA proposta de ensino da Família é apenas uma: Padronizar os treinos de acordo com os padrões tailandeses. Mediante muitos treinos, cursos e seminários, Kru (Professor) Dinho Santos conseguiu então trazer aos marabaenses o conhecimento necessário para realizar treinos da maneira mais tailandesa possível. Para tanto, treinos com os maiores nomes do Muaythai mundial foram organizados pela LBMTT para todos os seus filiados afim de inseri-los no contexto técnico tailandês e tudo isso com o aval e o apoio da própria Embaixada Real Tailandesa.


Deaw e Dinho

Para o trabalho técnico voltado para os combates profissionais, foi chamado o Mestre Deaw Patsanon, treinador de Kem Sitsongpeenong, segundo maior no ranking mundial e também proprietário atualmente de sua própria academia na Tailândia, a KEM MUAYTHAI GYM, um dos camps tailandeses parceiros da LBMTT. Deaw Patsanon foi trazido ao Pará em novembro de 2014, para um seminário histórico, além de um super treino dentro das dependências da Família Chang, em Marabá.

Suphan Dinho Mami Sato 1024x576

Para os treinos voltados à raiz do Muaythai esportivo, o Muayboran, foi chamado o casal número um do mundo nessa modalidade, Grão Mestre Suphan Chabairan e Mami Sato. Com seminários realizados em Brasília e em Uberlândia, de forma histórica e emocionante tanto para os participantes quanto para os ministrantes (que se emocionavam em dizer que o trabalho da Liga Brasileira era único em todo o mundo, podendo finalmente falar sua própria língua em um país estranho e ser entendido), a essência do verdadeiro Muaythai e as melhores metodologias de ensino tailandês, foram compartilhadas. 

 


Campeonato Brasileiro 2015

A Família Chang vem trabalhando sob os cuidados da Liga Brasileira de Muaythai Tradicional desde 2013, e desde então, participou de diversos eventos dentre seminários, campeonatos e treinos, sendo que em 2015, alcançou um feito histórico: Sem apoio do poder público ou privado, compôs a Seleção Paraense de Muaythai e realizou a melhor campanha do Estado do Pará em mais de cinco anos de participação em Campeonatos Brasileiros, levando 6 atletas e trazendo 8 medalhas (6 de ouro e 2 de prata), além de receber elogios de toda a comissão organizadora pelo excelente desempenho técnico e por apresentar a tão almejada “candência de luta”, típica dos combates tailandeses.

Vale ressaltar que a LBMTT é a única entidade que realiza o Campeonato Brasileiro tradicionalmente a 6 anos! Atletas de Brasília, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão e Pará participam desse evento.


Após o retorno vitorioso, devido ao grande reconhecimento, a Família Chang foi convidada a ficar responsável pelo Muaythai na Academia TrainingFit, firmando parceria até abril de 2016. Em julho de 2016, a Família Chang mais uma vez esteve presente no Campeonato Brasileiro LBMTT.

Campeonato Brasileiro 2015 2Dessa vez, com uma delegação de 11 atletas, que mais uma vez executaram embates belíssimos, com ótima cadência e técnica, trazendo para o estado 9 medalhas (4 de ouro, 4 de prata e 1 de bronze). Esta delegação provou ser muito unida e isso fez com que obtivessem excelentes resultados. Em agosto de 2016, foi firmado uma grande parceria com a Academia Athletica. Além de ficarmos responsáveis pelo ensino do Muaythai, a Academia possibilitou a preparação física dos atletas da seleção, sob o comando do preparador físico oficial da seleção Prof. Esp. Delvis Cardoso, o que nos mostra que em 2017, resultados melhores virão!

Atualmente, a Família Chang conta com 160 alunos dentre homens, mulheres e crianças, dedicados e focados em aprender mais e mais do verdadeiro Muaythai, tudo isso distribuído em 28 horas de treinos semanais. O Professor Dinho Santos tem como Mestre o maior nome do Muaythai brasileiro: Mestre Sandro Luiz Marciano, atualmente presidente da LBMTT e representante da TUFF TEAM no Brasil (camp com sede na Tailândia).

#EUSOUCHANG




Ir Para o Topo
Template by JoomlaShine